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Victoria’s Secret: o que vem levando a marca à falência?

Mundialmente conhecida, a varejista de lingeries Victoria’s Secret está a caminho da falência em meio à pandemia do coronavírus. O que pode estar acontecendo?

 

Conheça a história da marca:

A famosa marca de lingeries Victoria’s Secret foi criada em 1977, em São Francisco, por Roy Raymond. Inicialmente, seu público-alvo era masculino, pois, por conta do tabu sexual da época, os homens não se sentiam confortáveis em comprar lingeries para suas esposas. A fim de condizer com seu público, a loja possuía estética inspirada em bordéis, contando com sofás de veludo e luzes baixas.

Devido à busca pela liberdade sexual da década de 80, a rede de lojas fez muito sucesso em pouco tempo. Tanto que, em menos de cinco anos, Roy Raymond abriu mais três lojas e começou catálogos. No entanto, após cinco anos da fundação, a Victoria’s Secret foi vendida por 4 milhões de dólares para um grupo de lojas varejistas chamado The Limited (mais tarde também conhecido como L Brands), especificamente para Leslie Wexner.

Nas mãos de Leslie Wexner, a marca sofreu grandes transformações. A estética inspirada em bordéis se tornou em flores, luxo e sofisticação, mudando o público-alvo para feminino. Além disso, a loja não venderia mais apenas lingeries, mas também roupas e perfumes.

Logo depois dessa transformação na marca, a Victoria’s Secret tornou-se a maior loja de lingeries dos Estados Unidos, faturando mais de US$ 5 bilhões. Contando com 670 lojas nos EUA, em 1995, foi realizado o primeiro desfile. Desde então, o evento se tornou um dos espetáculos mais esperados pelo público da moda.

logo victorias secret

Quais foram os possíveis motivos para o declínio?

Apesar de fazer grande sucesso por quase 20 anos, em 2019 o Victoria’s Secret Fashion Show foi cancelado. Ademais, em 2020, em meio à crise do coronavírus, a filial britânica da marca fez um pedido de proteção contra credores. Esse pedido pode significar muitas vezes que a marca está se enfraquecendo e, até mesmo, falindo. Veja a seguir, os possíveis motivos para essa situação:

As modelos:

modelos victorias secret

A marca é extremamente exigente com as modelos. Desfilando com peças de alta qualidade e avaliadas em milhões de dólares, as modelos executam treinos pesados e dietas restritas que podem causar problemas de saúde. Além disso, precisam ter mais de 1,75 m de altura e no máximo 18% de gordura corporal.

Ao passo que as modelos só seguiam um padrão biométrico específico, a companhia passou por uma série de polêmicas em relação à objetificação das modelos e as pressões psicológicas causadas pela exigência do “corpo padronizado”.

Falta de Diversidade:

falta de diversidade entre as modelos

Há muitos anos, a marca já recebia críticas em relação à falta de inclusão e diversidade entre as modelos. Em 2018, o diretor criativo da marca, Ed Razek, disse em entrevista à Vogue EUA que “não acreditava que deveriam ter modelos transexuais no desfile”. Entretanto, após muita pressão do público, em 2019, contrataram a primeira modelo transgênero, Valentina Sampaio.

Em outubro do mesmo ano, a instituição contratou também a primeira modelo plus-size, Ali Tate-Cutler. Apesar da tentativa, a Victoria’s Secret não agradou o público com essa decisão, pois consideraram a modelo “magra demais” para ser plus-size.

Escândalos de Assédio:

No segundo semestre de 2019, a marca foi associada a Jeffrey Epstein, um financista preso por abuso e tráfico sexual. Por muitos anos, Epstein foi amigo e funcionário de Wexner, contudo, ele afirma ter rompido relações com o financista.  Contudo, a L Brands informou que pediu aos advogados para investigarem possíveis associações atuais entre eles.

Falta de Audiência:

Nos últimos anos, foi possível notar uma queda progressiva na audiência do Victoria’s Secret Fashion Show.
Em 2014, a exibição teve 9 milhões de telespectadores nos EUA. Entretanto, em 2018, houve apenas 3,3 milhões.

A Concorrência:

savage x fenty rihanna

Enquanto a Victoria’s Secret recebeu diversas desaprovações por falta de diversidade, outras marcas se destacaram. A marca de lingeries “Savage X Fenty“, fundada pela cantora Rihanna, se tornou uma das mais apreciadas pelo público da moda.

Os princípios da marca são contrários aos da Victoria’s Secret: Savage preza a inclusão, diversidade e empoderamento feminino. Nas redes sociais, é possível verificar que a marca conquista um grande público através da nova tendência de conforto nas lingeries e visão positiva sobre o corpo.

Baixas Vendas:

Em 2018, houve uma queda de 41% nas ações da L Brands devido à baixa quantidade de vendas e 30 lojas da marca foram fechadas.

Mesmo em 2019, a situação não melhorou: 53 lojas fechadas, e somente no terceiro trimestre as vendas superaram US$ 1 bilhão: uma baixa de 7% em relação ao ano de 2018. Ademais, a L Brands anunciou perda líquida de 252 milhões de dólares.

Crise do Coronavírus:

Como grande parte dos estabelecimentos da Victoria’s Secret se localizam em shoppings, as vendas durante a pandemia da COVID-19 caíram drasticamente por conta do isolamento social. A L Brands relatou que, até 2 de maio, houve uma queda de 37% nos ganhos da empresa.

Por conta disso, 251 lojas da marca na América do Norte serão fechadas. Esse número é equivalente a 23% do total de estabelecimentos da companhia.

O que poderia ter sido feito para evitar o declínio da marca?

Ao analisar a história da marca Victoria’s Secret, percebe-se falhas nas campanhas de marketing e principalmente no planejamento da empresa. Muitas estratégias poderiam ter sido escolhidas para resolver a situação. Por exemplo, tornar o marketing mais coeso com as tendências do público, e planejar os cenários diante uma crise.

O Plano de Negócios poderia solucionar problemas como esse. Esse serviço funciona como uma ferramenta de gestão que auxilia a estabelecer os objetivos estratégicos e operacionais, passando a ter um norte para orientar as decisões feitas na empresa.

Através desse serviço, é possível se preparar para adversidades e simular cenários, e então elaborar melhores estratégias para contornar ou lidar com qualquer situação. Além disso, no plano de negócios também é realizável uma correção de desvios, um método para identificar os erros feitos pela empresa e corrigi-los.

Para isso, a Paulista Jr. oferece seus serviços. Realizamos consultorias de plano de negócios, para você que já tem ou pensa em ter seu próprio negócio. Por meio dele, é possível planejar seus passos, nortear suas decisões, reproduzir cenários e muito mais.

2 respostas

  1. Bem, enquanto se padroniza seus modelos, a Victória Secrets estaria também excluindo se do público. Por isso a diversidade de outros produtos além das suas lindas lingeries onde seria necessário ter um corpo das próprias modelos para usar. E como a diversidade de beleza padronizada na aculturação, e Índice de Massa Corporea (IMC), individual então o seu sucesso durou até que outra Empresa visionária, chegasse para agradar a todos os corpos e desejos. O “Segredo” é esse, público generalizado, corpo e alma saciados.

  2. Acho a maior bobeira este negocio de padronização em desfiles conceituais. Mas também não vejo com bons olhos a exigência exacerbada por um padrão de beleza. Mas o ser humano sempre foi assim, e hoje tudo esta entrando em colapso. a Historia humana é algo cíclico, toda vez que o nível de suposta liberdade exagerada, quando beirando a depravação e outros pontos que são contra o que foi a base da humanidade do ocidente , veio um nova ordem dando uma nova diretriz e fazendo tudo isso voltar.

    Não é questão de aceitar um gordo e ou uma anoréxica, é questão de saúde. Afirmar uma total aceitação de alguns padrão soa como se fosse um incentivo para que estas pessoas tenham uma vida mais curta.

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