Entenda o que é posicionamento de marca e como ele pode influenciar no sucesso do seu negócio.
O mercado atual está se tornando cada vez mais competitivo e mais marcas querem conquistar seu espaço para cativar novos clientes. Dessa forma, as empresas investem em posicionamento de marca com o objetivo de se tornar o centro das atenções, mas como fazer isso?
O que é posicionamento de marca?
O posicionamento de marca é uma estratégia de branding que trata sobre como você quer que sua marca seja percebida. A importância do lugar que você ocupa na mente de seus consumidores em comparação aos seus concorrentes.
O foco dessa técnica não está no produto, mas sim na percepção do cliente; porém tome cuidado! Não é sobre como os clientes reconhecem sua marca, mas sim como você quer que ela seja reconhecida.
Afinal, independentemente do modo que o consumidor enxerga sua marca, você pode mudar a situação.
Como marcas famosas se posicionam?
Starbucks
Conquistando o topo do mercado de cafeterias, a Starbucks se destaca por proporcionar a experiência de simplesmente tomar um café mais agradável.
Uma das estratégias usadas é escrever o nome do cliente no copo, afinal, ele se sente único e mais próximo da marca. Essa tática resultou em uma cultura da marca e gerou milhares de posts em redes sociais.
McDonald’s
A maior cadeia mundial de fast-food, presente em 119 países, também utiliza essa estratégia para ser líder do mercado. O McDonald’s se adapta e inova em cada país que atua, pois cada um possui especificidades culturais e demandas diferentes.
Dessa forma, para prover aos clientes uma melhor experiência, a marca estuda as particularidades de cada região para saciar as necessidades e preferências dos clientes.
Red Bull
Introduzida no mercado em 1987, a Red Bull é atualmente a marca mais famosa de bebidas energéticas. Além de ter um slogan marcante, a marca associa sua imagem com esportes e energia, afinal patrocina diversos atletas, times e eventos.
Entretanto, a marca não quis se limitar a apenas patrociná-los e passou a ser proprietária de times de futebol, como o Red Bull Salzburg, eventos como a Copa do Mundo de Mountain Bike e até mesmo eventos de e-sports, como o Campeonato Red Bull Player One.
Como definir o posicionamento da sua marca
Para definir o seu posicionamento de marca, é preciso antes se perguntar:
1. A quem seu produto se destina? Quem é seu público-alvo ou sua persona?
É preciso conhecer os potenciais clientes para seu posicionamento de marca ser assertivo.
Para isso, é necessário saber a faixa etária, classe social, gênero e outras informações sobre seu público. Afinal, muitos consumidores escolhem as marcas por se sentirem mais próximos e compartilharem os mesmos valores.
2. Que problema seu produto resolve? e/ou Quais prazeres proporciona?
O consumidor só comprará o produto por duas necessidades básicas: solucionar uma dor ou adquirir um prazer. Diante disso, é fundamental reconhecer o que seu produto disponibiliza para o cliente.
3. Qual é seu diferencial diante dos concorrentes?
É essencial definir o que justifica comprar do seu produto e não da sua concorrência.
Seu produto é mais bonito? É melhor? É mais barato? É mais saboroso? É mais rápido?
Por exemplo, se concorrentes oferecem assistência técnica ou entrega grátis, você ficará para trás se não oferecer isso ou algo melhor.
Como você quer que o cliente enxergue sua marca?
A partir das últimas questões, é possível planejar seu perfil que irá alavancar seu negócio e atrair clientes.
Entretanto, seu posicionamento de marca só se tornará realidade quando sua marca estiver dentro da mente do seu público, se destacando pelas suas particularidades e benefícios frente a concorrência, como uma união de sentimentos, propósitos e lembranças que só a sua marca pode oferecer.
Como colocar seu posicionamento de marca em prática?
Após definir a teoria do seu posicionamento de marca, é preciso colocá-la em prática, como:
Cultura organizacional da empresa
Muitos clientes são atraídos por se identificarem com valores da empresa, mas não basta apenas exibi-los externamente, é necessário internalizá-los.
Seus funcionários precisam saber dos princípios atribuídos ao seu negócio, bem como são promotores da imagem da empresa. Para incentivar sua equipe a entender as ideias do seu empreendimento, é preciso compor uma cultura organizacional eficiente e coerente com o ambiente empresarial.
Experiência do consumidor
Mesmo sendo uma estratégia menos comunicativa, é fundamental que seu produto tenha uma boa qualidade e desempenhe sua função, afinal o cliente irá se lembrar (e até mesmo se expressar publicamente) se tiver uma má experiência.
Estratégias de marketing
Para se comunicar com seu cliente e reforçar seu posicionamento de marca de forma mais ativa, é preciso elaborar uma estratégia de marketing apropriada para impactar seu consumidor e aperfeiçoar a imagem e reconhecimento da marca.
Essa estratégia precisa ser coerente e constante, ou seja, não venda seu produto como “o mais rápido do mercado” se há outros produtos mais rápidos, e não invista em campanhas por um período e depois passe semanas sem anunciar para seu público.
Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é uma das formas mais eficientes de dar o primeiro passo ao construir seu posicionamento de marca, tanto para uma empresa já existente quanto para uma que poderá ser aberta.
Se sua empresa já existe, investir numa pesquisa de mercado te oferece a imagem que seus consumidores já têm da sua marca e identifica sua posição no mercado. Se seu negócio ainda não saiu do papel, a pesquisa de mercado pode te ajudar a descobrir seu público-alvo e o que ele espera de uma marca de um eixo específico no mercado.
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