Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – (14) 99626-0323 – marketing@paulistajr.com.br

pesquisa-perfil-eleiçoes

Pesquisa de Perfil nas eleições: as táticas de populismo

É comum em épocas de eleições vermos os candidatos usarem de um artefato de praxe na conquista de seus eleitores: o populismo. Como fazer, portanto, o eleitorado se identificar com o candidato e suas propostas?

Você, que está concorrendo a uma eleição, pode e deve usar do populismo para atingir as camadas sociais que combinem com o seu público-alvo. Mais do que isso, deve usar desse artefato mantendo-se coerente às suas ideologias enquanto agente político. Abordaremos neste artigo alguns tópicos que podem ser de grande valia para um candidato à cargos políticos.

O que é o populismo, afinal?

populismo
populismo

O populismo é um termo empregado que remete aos sistemas políticos da América Latina nos anos 30, por exemplo. Os governantes dessa época, como Getúlio Vargas, são bastante conhecidos por ganharem muita visibilidade popular. Isso pois faziam do seu governo uma constante campanha à população: dizendo e fazendo aquilo que a massa mais demandava.

É preciso cuidado

É notório, portanto, que o populismo é uma tática de barganha de votos comum entre os políticos. O que não se pode confundir é populismo com falaciosidade, mentiras. As técnicas de conquista de eleitorado devem sim visar o clamor popular das massas, sem deixar de lado, no entanto, as convicções políticas próprias, que acordem com os ideais do candidato e do partido.

E na prática, como essa tática se mostra?

populismo
politica

São incontáveis os exemplos de candidatos políticos que usam e abusam de abordagens populistas a fim de ganharem votos.

Uma passagem rápida pela recente história do Brasil nos fornece alguns exemplos. Vejamos o caso de Lula (PT), que no discurso e ação de combate à miséria ganhou porcentagem massiva dos votos nas regiões mais pobres do país.

Outro exemplo facilmente adequado ao populismo é o do atual presidente, Jair Bolsonaro (PSL). Este se amparou no enaltecimento de uma alternativa liberal, dada a crise pós 13 anos de um governo desenvolvimentista. Dessa forma, facilmente ganhou o apoio da população mais conservadora por defender ideais de comportamento social normativos.

Para o emprego do populismo deve-se antes conhecer o seu público-alvo

publico alvo
publico alvo

Ora, como um candidato pode dizer e fazer aquilo que a população demanda sem conhecimento desse público? É nesse ponto que muitas abordagens podem vir a ser úteis.

O candidato já é associado a um partido, isso estreita o funil eleitoral. Todo partido é um partido pois se adequa a uma linha específica do pensamento e práxis política. Filiando-se a um partido o candidato quer dizer que concorda, em maioria, com os ideais dessa organização. Com isso, as pessoas que normalmente votam nesse partido são alvos mais fáceis de direcionamento de campanha.

No entanto, com a expansão dos meios de informação, a população, aos poucos, vem se tornando mais crítica. Muitos daqueles que votam frequentemente no mesmo partido podem acabar, por motivos simples, escolhendo outro candidato.
Ou ainda, em períodos de crise política, como o que vivemos, as massas tendem a questionar mais suas convicções. Tendem a procurar novas alternativas. Como fazer com que um candidato se destaque em meio a esse caos político?

Pesquisa de Perfil de Eleitorado

perfil de eleitorado
perfil de eleitorado

A Paulista Júnior é uma empresa especializada em pesquisas, e em eleitorais e de perfil temos alta assertividade. Você pode conferir alguns cases de sucesso clicando aqui.

No que consiste a pesquisa de perfil de eleitorado?

Essa é uma pesquisa de perfil voltada especificamente à época de eleições. Muitos candidatos, nesse ponto, prezam por terem pleno conhecimento do público que querem atingir para, então, usar as melhores táticas de barganha de votos, sendo o populismo uma delas.
Nesta pesquisa de perfil serão abordados temas que indiquem a condição socioeconômica do entrevistado, bem como suas perspectivas acerca do cenário político atual.

Por que devo, como candidato, fazer uma pesquisa de perfil?

Você leu o texto até aqui e ainda não entendeu a importância da pesquisa de perfil de eleitorado? Vamos resumir pra você: um candidato que não conhece o povo é um candidato que está fadado ao fracasso político. Portanto, um candidato que quer o melhor para uma população deve, no mínimo, conhecer suas dores e anseios.

Se interessou pelos serviços de pesquisa da Paulista Júnior? Nos contate e agende uma reunião de diagnóstico, garantimos resultados com assertividade estatística sob averiguação de um(a) Prof.(a) Dr.(a) da UNESP.

O que você acha das ideias que passamos nesse texto? Comente e estimule o debate!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *