Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – (19) 97104-9522 – marketing@paulistajr.com.br

O QUE É GAMIFICAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO? COMO MOTIVAR A EQUIPE E AUMENTAR A PRODUTIVIDADE? 

O QUE É GAMIFICAÇÃO?

Quando pensamos em métodos diferentes para melhorar ou reativar o engajamento

e produtividade de uma equipe e empresa, surge em nossa mente a palavrinha gamificação. Mas, afinal, o que exatamente é isso? 

Como o próprio nome sugere, a gamificação diz respeito a  elementos de games ー desafios, pontuações, recompensas, competitividade saudável, divertimento, trabalho em equipe e premiações ー que são incorporados ao ambiente de trabalho para estimular, motivar e tornar o ambiente mais dinâmico, produtivo e divertido. Cada objetivo demanda uma gamificação diferente, já que elas são construídas a partir dos resultados que cada empresa busca alcançar, seja desde desenvolvimento profissional à metas batidas. 

COMO IMPLEMENTAR UMA GAMIFICAÇÃO:

Dentro do mundo empresarial encontraremos diferentes modelos de gamificação, cada um com propósitos semelhantes ou diferentes. Entretanto, para estruturar uma gamificação é essencial fazer, antes de tudo, um levantamento dos objetivos a serem alcançados e quais serão os principais propósitos do game.

Pensando nisso, o primeiro passo é decidir os motivos para a implementação e quais critérios a empresa quer aprimorar ou instalar: participação, resultados, motivação, etc. Com isso apontado, é necessário estudar o comportamento e personalidades dos funcionários para evitar que a gamificação se torne um empecilho ao invés de um aprimoramento.

Em seguida, o segundo passo é estruturar a gamificação baseando-se nos critérios anteriores, introduzindo as ideias, o  nome do projeto, os elementos de jogos, o passo a passo, as regras,  os objetivos e os resultados esperados. 

Tendo tudo isso organizado e planejado, a empresa obtém um modelo próprio que atenda aos seus objetivos e realidade. Entretanto, sempre se deve lembrar que é necessário incentivar, mas nunca sucatear os membros com altas demandas de trabalhos, pois o objetivo é divertimento, colaboração, aprendizado e crescimento da produtividade e dos resultados, e uma equipe carregada não consegue entregar um trabalho com excelência e nem evoluir profissionalmente.  

COMO A GAMIFICAÇÃO CONTRIBUI PARA O AMBIENTE DE TRABALHO?

O método de gamificação possibilita que as empresas consigam observar melhorias tanto nos seus membros quanto em seus resultados. Sendo assim, essa ferramenta pode contribuir de diferentes maneiras dentro do espaço de trabalho.    

  1. Desenvolvimento profissional dos membros: como dito anteriormente, os games não trazem benefícios somente para as empresas, mas também ajudam no desenvolvimento profissional dos colaboradores enquanto eles participam dos desafios propostos. 

  1. Equipe mais unida: a gamificação pode ser usada para unir a equipe e criar laços mais fortes entre os membros. Portanto, a partir de objetivos em comum, os colaboradores aperfeiçoam o trabalho em equipe e o espírito de companheirismo .
  2. Produtividade e participação: Transformando o ambiente de trabalho em um “mini sistema gamer” e oferecendo recompensas pelos esforços dos colaboradores, a motivação e o engajamento aumentam, resultando em maior produtividade e participação. 
  3. Conquista de metas: com a equipe mais engajada e participativa, as metas e entregas previstas pela empresa são alcançadas com mais facilidade, consolidando resultados positivos nos projetos e nos trabalhos oferecidos pela organização.
  4. Ambiente de trabalho mais divertido: as gamificações são momentos de descontração dentro do ambiente de trabalho para torná-lo menos monótono aos funcionários. Dessa maneira, as gamificações colaboram na introdução do divertimento às tarefas cotidianas antes vistas como entediantes.

EXEMPLOS DE GAMIFICAÇÃO:

  1. Pontos de produtividade: sistema de pontos que levam a uma recompensa. Essa gamificação introduz pontos por atividades feitas ou demandas realizadas, que são contabilizados ao final para definir o vencedor. Ela pode ser feita individualmente ou em equipes, como sugere o exemplo: dividir grupos em temáticas diferentes, como em casas de Hogwarts do filme Harry Potter, e construir uma tabela de pontos com um prêmio para aqueles que tiverem somado mais. 
  2. Prêmios de participação: sistema de prêmios que podem ser usados para agregar mais participação da equipe em atividades oferecidas pela empresa. Uma empresa pode engajar os membros a participarem de palestras ou cursos implementando um sistema de prêmios, ou seja, quem tiver mais participação ou engajamento é recompensado.
  3. Trabalho em equipe: desenvolver certificados e mimos para a melhor dupla ou grupo do mês, ou seja, introduzir uma gamificação que envolva a disputa saudável entre os membros, mas que os engajem a contribuírem uns com os outros, em grupo, para conseguirem desenvolver um projeto, pesquisa ou tarefa. A cada tarefa ou projeto realizado somam-se  mais pontos à equipe. 

COMO A PAULISTA JR. IMPLEMENTA A GAMIFICAÇÃO NO SEU DIA A DIA?

Dentro da Paulista Jr. existiram diversos momentos, e ainda existem, em que as gamificações foram implementadas pensando no crescimento, colaboração, participação e vivência empresarial dos consultores que formam a empresa, que resultaram em impactos positivos no fortalecimento do time, na participação dos membros e nos projetos oferecidos e realizados.

Para conhecer um pouquinho mais sobre a Paulista Jr., a nossa atual diretora da área comercial, Raquel Besen, explicou e falou sobre algumas gamificações que foram feitas dentro da Paulista Jr.: 

— A rotina de um time comercial pode ser intensa, e manter a motivação e o engajamento da equipe nem sempre é uma tarefa fácil. Para tornar os processos mais dinâmicos e aumentar a performance dos nossos consultores, aplicamos estratégias de gamificação. Um dos exemplos mais marcantes foi o ‘Prospecta Day’, parte de uma dinâmica mensal voltada para impulsionar a prospecção e o fechamento de novos negócios. 

Além disso, Raquel também comenta sobre o objetivo da gamificação ‘Prospecta Day’ e como foi estruturada:

— O objetivo do ‘Prospecta Day’ era transformar a prospecção comercial em uma experiência mais colaborativa e estratégica. Durante um mês, os consultores foram divididos em duplas, promovendo o compartilhamento de experiências e incentivando o aprendizado contínuo. Cada etapa do funil de vendas tinha uma pontuação associada, desde o contato com um lead até o fechamento de um contrato. 

E para evidenciar os elementos gamers dentro do mundo empresarial, Raquel Besen disserta como foram introduzidos os sistemas de pontuações no ‘Prospecta Day’:

— Para engajar ainda mais os participantes, criamos um sistema de recompensas onde a dupla com a maior pontuação ao final do desafio ganhava a gincana e um rodízio de pizza como prêmio. Além da competição saudável, essa dinâmica trouxe um senso de propósito e colaboração, fortalecendo o time comercial e aprimorando a eficiência da nossa abordagem de vendas. 

Como descrito, a Paulista Jr. conseguiu desenvolver profissionalmente os membros e aprimorar o time de vendas a partir de uma gamificação bem elaborada, tornando-a mais capacitada e desenvolvida. Portanto, tudo isso foi possível graças à construção de um sistema de gamificação pensado a partir de quais objetivos e resultados deveriam ser alcançados, tornando essa gamificação própria para o momento em que foi inserida e executada. 

A Paulista Jr. possui um time forte e qualificado, e entende a importância de engajar os membros a serem unidos e capacitados em seus serviços. O que leva a empresa a compreender a importância em reconhecer todos os esforços que movem os seus pilares. 

Curtiu saber mais sobre motivações, produtividade e reconhecimento? Quer continuar crescendo com a gente? Então acompanhe nossos blogs e redes sociais com conteúdos sobre o mundo empresarial e fique por dentro de ideias, estratégias e resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *