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O impacto da comunicação nas vendas

A arte de vender um produto ou serviço pode ser facilmente resumida em “comunicação”. A comunicação nas vendas é o principal pilar de uma tática de venda convincente, dado que é ela que possibilita a exposição dos benefícios da compra de seu produto, bem como viabiliza a troca de informações pós-compra com seu cliente, estreitando laços e dando brecha à fidelização.
Um bom vendedor pode ser facilmente identificado uma vez que se identifica facilidade de comunicação. A habilidade de expor facilmente as ideias é característica marcante daqueles que sabem vender, mas nem todos a possuem. Como, então, melhorar minha comunicação a fim de obter um melhor resultado nas vendas? Responderemos essa pergunta a seguir:

Conhecer seus pontos fortes e fracos

Blocos com as letras "S" "W" "O" "T"
Blocos com as letras “S” “W” “O” “T”

Autoconhecimento é o primeiro passo a ser dado por aqueles que querem ter uma melhor comunicação nas vendas. Saber dos seus pontos fortes e fracos implica em uma capacidade íntima de se comunicar consigo mesmo de forma franca e honesta. Dessa forma, o vendedor poderá fazer uma autocrítica e melhorar pontos que possam ser empecilhos à boa comunicação, como a timidez.

“Primeiro ouvir, depois falar”

Duas pessoas se comunicando por copos conectados por um fio
Duas pessoas se comunicando por copos conectados por um fio

Quem nunca ouviu a célebre frase “primeiro ouça, depois fale”? Pois é, acontece que ela é de extrema importância para o nosso tema! Talvez tão importante quanto a habilidade de saber falar, é a habilidade de saber ouvir. Nas vendas, essa questão toma proporções consideráveis.
Para oferecer um produto de qualidade a seus clientes é necessário que o vendedor saiba quais as necessidades desse cliente. Só assim poderá ser ofertado um serviço que atraia a demanda esperada de um negociante de sucesso. Portanto, ouvir e analisar quais as dores do público-alvo, bem como saber identificar suas necessidades previamente pode caracterizar uma vantagem em relação à concorrência.

Use sua voz a seu favor!

Homem ao lado de um balão de fala
Homem ao lado de um balão de fala

Parece óbvio dizer que a voz tem importância no processo de comunicação, mas você a usa em todas suas potencialidades? Saber entoar a voz de acordo com o que quer dizer é definitivo no convencimento do cliente a comprar seu produto. Você está empolgado suficiente com a proposta? Você está certo de que o seu produto é aquele que pode ajudar o cliente?
É muito difícil acompanhar o raciocínio de alguém que fala de forma monótona. A dinamicidade que sua voz pode trazer a uma conversa é decisiva no processo de comunicação nas vendas. Converter o cliente é sempre o foco, portanto, entone sua voz de acordo com o tipo de informação que quer passar!

Comprometa-se com a verdade

Muito pelo contrário do que muita gente acredita, o cliente é nutrido por certo nível de informações. O papel do vendedor é convencer o cliente a adquirir seu produto pelo que ele realmente é, não por algum tipo de desempenho inventado que enganará o comprador. Por isso, as táticas de convencimento devem sempre partir do compromisso integral com a verdade.

O que se entende é mais importante do que é dito

Dois homens tentando se comunicar
Dois homens tentando se comunicar

Segundo a fonoaudióloga Ana Kelly Martinez, a “comunicação não é o que falamos e sim o que o outro entende”. De que adianta o vendedor fazer uso de belas palavras se elas não se traduzem ao entendimento do cliente? Muitas vezes, ainda, o uso de vocabulário rebuscado pode esconder uma falta de confiança no produto, observado na insegurança do vendedor de descrever o serviço de forma clara.
Portanto, a clareza nas informações passadas ao cliente é necessária. É essa clareza que trará ao vendedor proximidade do cliente e estreitamento de laços de confiança. Torna-se, daí, mais possível a decisão de compra!
A estratégia de Marketing usada pela empresa tem extrema importância no que se refere à comunicação nas vendas, mas esse é um tema complexo que poderá ser abordado em outros posts do blog! Curta a Paulista Jr. Projetos & Consultoria no Facebook e acompanhe nossas futuras postagens!

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