História
O Mercado Livre foi fundado em 1999, pelo empresário argentino Marcos Galperín. O plano de negócios da empresa foi escrito ainda quando Galperín trabalhava para obter o diploma MBA na escola de negócios da Universidade de Stanford. Nessa época, começou a montar uma equipe de profissionais para colocar o site em prática.
A marca nasceu com a ideia de “ser a maior empresa de leilões online”, para levantar a bandeira da democratização do comércio. Criada à imagem e semelhança do eBay, a empresa foi se transformando e agora é mais parecida com o modelo do Alibaba, embora muitos o descrevam como a Amazon nacional.
Em duas décadas, o Mercado Livre então passou de uma simples empresa de leilões online para um negócio que também processa pagamentos – por meio do Mercado Pago -, concede empréstimos, financia empreendimentos e ainda permite a aplicação em fundos comuns de investimento.
Mercado Livre assume primeira posição no Ranking
A Argentina vem passando por um Período de Crises em sua economia há um bom tempo. No entanto o país teve um motivo pra se vangloriar, principalmente em comparação ao Brasil.
No mês de agosto (06), a empresa Argentina Mercado Livre ultrapassou a Mineradora Brasileira Vale, e ocupou a primeira posição no ranking de empresas mais valiosas da América latina.
Na sexta-feira, dia 07 de agosto, o Mercado Livre terminou o dia estimado em US$ 59,4 bilhões de dólares, enquanto a mineradora brasileira está avaliada em US$ 57,2 bilhões. Na sequência aparecem Petrobras (US$ 55,5 bilhões) e Itaú Unibanco (US$ 44,6 bilhões).
1 mês após ascensão, Mercado Livre perde o posto
Infelizmente para os argentinos, na última quarta-feira (9) de setembro, a empresa perdeu o posto, e caiu para a terceira posição em valor de Mercado na América Latina, ficando assim o top 3:
Vale – US$ 56,6 bilhões
Petrobras – US$ 54,4 bilhões
Mercado Livre – US$ 50,8 bilhões.
De acordo com levantamento feito pela Economatica, entre 1° e 8 de setembro, a empresa perdeu US$ 9,3 bilhões.
Confira a mudança de cenário dentro de 1 mês:
Mercado livre em 2020
De acordo com o balanço do segundo trimestre de 2020, as vendas da varejista saltaram 123,4% no período de abril a junho deste ano ante igual intervalo de 2019, para U$878,4 milhões. O lucro bruto ficou em 427,2 milhões de dólares, com uma margem de 48,6% — ligeiramente abaixo dos 50% do segundo trimestre de 2019. Além disso, o número de usuários ativos cresceu 45,2%, para 51,5 milhões.
No cenário pandêmico onde nos encontramos é normal entender esta volatilidade. Muitas empresas do ramo eletrônico e digital tiveram um crescimento estrondoso desde o início da quarentena por conta da COVID-19. Dentre as empresas brasileiras podemos citar a Magazine Luiza, por exemplo.
2020 está sendo um ano atípico e a permanência da população em sua residência, contribui significativamente para que estas empresas continuem crescendo com uma velocidade muito grande.