Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – (19) 97104-9522 – marketing@paulistajr.com.br

Employer Branding: o que é e por que empresas devem investir?

Quem nunca sonhou em trabalhar em um local qualificado, com bons elogios e boas avaliações feitas por atuais e antigos funcionários ? Muitos, não?

O sonho de qualquer indivíduo no mercado de trabalho é estar em empresas classificadas como grandes empregadoras. Entretanto, como desenvolver essa imagem e reter tal título? Investindo em Employer Branding!

O que é Employer Branding?

O nome Employer Branding significa “marca empregadora” ou “marca do empregador”, ou seja, está relacionado a imagem que a empresa reflete aos seus membros e futuros funcionários. O Employer Branding também ajuda a empresa a alcançar a atenção de futuros profissionais talentosos para comporem o seu time. 

Assim, para construir tal imagem, o Employer Branding possui diversas estratégias que, quando realizadas, atuam com o propósito de agregar uma consciência mais positiva nas pessoas sobre a empresa, já que ele resulta na construção de um lugar mais favorável, benéfico e apropriado para se trabalhar.

Melhorando a imagem da empresa:

Para estruturar estratégias de Employer Branding, isto é, estratégias que irão aperfeiçoar a imagem de uma empresa, é necessário conhecer mais profundamente a própria organização. Assim, iniciar com a execução de um bom planejamento, uma pesquisa interna de avaliações dos funcionários, a construção de uma cultura organizacional forte e uma pesquisa de mercado para compreender estratégias utilizadas por corporações empregadoras, contribuirão na criação de um bom plano de Employer Branding.

Toda essa pesquisa interna e externa é necessária para saber o que é preciso ser modificado, mantido ou empregado pela empresa. Além do mais, o Employer Branding não deve ser realizado a parte da cultura, missão, objetivos e técnicas de estratégias da corporação, mas planejado com base nisso tudo.

Estratégias e implementações para um bom Employer Branding:

  1. Investir em benefícios e crescimento profissional dos membros. Oferecer crescimento e desenvolvimento profissional são fatores essenciais para que as empresas possam atrair e reter novos talentos. Por isso, a criação de um Employer Value Proposition (EVP) é tão necessária, já que ele engloba todos os benefícios corporativos que influenciam na atração e contratação de novos talentos pela empresa.
  2. Proporcionar um ambiente de trabalho adequado e saudável. Um espaço de trabalho saudável é aquele que promove a diversidade e o respeito, além de garantir a segurança e o bem-estar dos membros. Como resultado, tudo isso auxilia no desempenho e motivação dos funcionários.
  3. Investir em marketing digital. Trabalhar na arte visual da empresa para atrair a atenção de colaboradores e futuros candidatos, divulgar o dia a dia da empresa por vídeos e fotos, produzir slogan e textos que retenham a cultura da empresa garante que o público tenha mais interesse por ela.
  4. Aderir a feedbacks. Implementações de feedbacks ajudam a reunir dados sobre as perspectivas dos funcionários, colaboradores, ex-funcionários e ex-colaboradores, que podem melhorar a relação da empresa com quem a envolve e a envolverão.

Qual a importância de investir em Employer Branding ?

Dentro do mundo do trabalho existem milhares de profissionais talentosos esperando para adentrar uma marca empregadora, em outras palavras, uma empresa com boa reputação. E é nesse momento que o Employer Branding mostra sua importância.

Quando uma empresa constroi motivos para os seus funcionários quererem continuar trabalhando nela, eles tornam-se pontes entre futuros profissionais. Isso ocorre porque, ao entregar uma boa experiência de trabalho, a empresa possibilita que os seus funcionários se mantenham motivados e, consequentemente, falem das vivências positivas que obtiveram dentro da empresa para outras pessoas.

Essa troca de informação influencia na retenção de profissionais talentosos, como também na permanência desses dentro da empresa, o que desencadeia na redução de contratações e demissões, levando a empresa a reduzir os custos que investiria em novos processos de admissão. 

Portanto, esses são alguns dos benefícios do Employer Branding que reforçam a importância de investir nessa estratégia. 

Gostou desse conteúdo e quer colocar em prática as estratégias pensadas por você e por sua equipe ? Então vem com a gente! 

A Paulista Jr. pode te ajudar a construir um bom plano de ação que transforme a imagem da sua empresa. Tire suas ideias do papel e torne-as realidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *