Você sabe o que é uma pesquisa de mercado e o quanto ela pode impactar o seu negócio de maneira positiva? Vem com a gente que vamos te explicar tudo sobre esse serviço!
Primordialmente, uma pesquisa de mercado é um estudo que visa obter um conhecimento mais detalhado a respeito do mercado em que a empresa está inserida através da coleta e análise dos dados obtidos. Ela é muito importante na tomada de decisões pois ajuda a escolher caminhos mais assertivos e embasados. A seguir listamos 5 vantagens de se contratar uma pesquisa de mercado, confira!
1. Conhecimento de público-alvo
Através da pesquisa de mercado, a empresa tem uma noção mais clara do seu público-alvo, como por exemplo: gênero, faixa etária, escolaridade e renda. Saber essas características a respeito do seus clientes é muito importante pois ajuda a direcionar melhor suas campanhas de marketing usando a abordagem mais adequada, além de ser mais fácil na elaboração de soluções para aquele público em específico.
2. Entendimento sobre as tendências do mercado
Outra vantagem que a pesquisa de mercado traz é uma melhor noção sobre as tendências de mercado: quais soluções e inovações meus concorrentes estão implementando? Quais produtos/serviços do meu portfólio estão tendo maior adesão por parte dos clientes? Essas informações são de extrema importância na hora de revisar suas estratégias.
3. Implementação do um novo produto ou serviço
Para o empreendedor que tem em vista o lançamento de um novo item do seu portfólio, as informações coletadas na pesquisa de mercado podem ser de extrema relevância, pois, com elas é possível fazer um bom mapeamento sobre as dores e necessidades dos clientes e, com isso, saber se tais inovações fazem sentido para seu público-alvo e se os clientes estariam abertos a aderir.
4. Expansão do seu empreendimento
A pesquisa de mercado também é muito útil em identificar possíveis demandas em outras localidades e com isso a oportunidade de expansão e abertura de franquias em regiões ainda não exploradas. Nesse sentido, tudo isso para alavancar seu alcance e número de vendas, e quem sabe chegar até clientes que você não sabia que tinham demanda pelos seus serviços.
5. Maior segurança na tomada de decisões
Com as informações que foram coletadas fica muito mais fácil entender qual o melhor caminho que a empresa deve tomar em termos de estratégia, investimento e expansão do seu negócio, servindo como um norte identificando oportunidades e possíveis riscos. É importante ressaltar que além do conhecimento é necessário também a tomada de ações por parte do empreendedor para que seu objetivo seja alcançado.
Com essas informações ficou muito mais fácil entender por que uma pesquisa de mercado é tão importante para gerar lucro e alavancar suas vendas, não é verdade? Saiba que nós da Paulista Jr somos especialistas nesse serviço! Ficou interessado em saber mais? Entre em contato com a gente! Será um prazer esclarecer suas dúvidas!