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Marketing Inclusivo e novo perfil do consumidor

O marketing inclusivo passou a fazer parte da estratégia de muitas empresas nos dias atuais. Afinal; diversidade, inclusão se tornaram pautas essenciais, assim, envolvendo diretamente a relação das empresas com seus clientes.

O público consumidor atual não se contenta e não se sente representado com a imagem irreal que as empresas vendem, e com isso, escolhem não consumir seus produtos. Para isso, a estratégia de marketing inclusivo busca refletir toda a diversidade da sociedade e retratar pessoas reais e seu dia-a-dia.

Marketing Inclusivo: o que é?

inclusão racial
inclusão racial

O marketing inclusivo é uma ferramenta poderosa para valorizar uma marca e destacá-la diante da concorrência, mas a importância dele vai muito além disso.
Em primeiro lugar, antes de promover sua empresa através dessa técnica, é fundamental que suas intenções não tratem exclusivamente sobre sua imagem no mercado, mas também que, para que haja coerência, a consciência de diversidade deve ser intrínseca à cultura interna da empresa e que todos os colaboradores tenham conhecimento da importância da inclusão.

Novo perfil do consumidor

Através do fácil acesso às informações disponíveis na internet, nota-se que o consumidor está cada vez mais conectado e informado. Por isso, ele avalia melhor suas escolhas em relação às marcas, e em consequência, tem influência sobre as empresas, estimulando-as a inovarem em suas formas de negócios através das transformações sociais, fato confirmado pelo estudo feito pela consultoria britânica WGSN, referência em análises e previsões de tendências de consumo.

De antemão, devido às redes sociais, o consumidor procura as avaliações, os feedbacks e insatisfações em relação às empresas, em busca de identificação e reconhecimento. Em outras palavras, ele deseja se ver representado e se sentir cativado pela forma que é tratado e compreendido pela marca.
O cliente já não deseja mais ideias perfeitas, vendidas e idealizadas. Logo, padrão de beleza adotado já se tornou ultrapassado e incomoda boa parte do público, afinal; esse tipo de propaganda não reflete a realidade dessas pessoas.

Benefícios do Marketing Inclusivo para o empreendimento

Diversidade étnica

O marketing inclusivo beneficia tanto a organização quanto o cliente, afinal, além de visar agradar e fidelizar seu público, também resulta em um público mais amplo e maior visibilidade positiva para a marca, como comprovado pelo estudo “Why diversity matters”, feito pela Mckinsey, que constatou que empresas com diversidade étnica são 35% mais propensas a terem uma performance superior em relação à outras empresas.

Natura

No mês de julho de 2020, a marca Natura trouxe a campanha “#meupaipresente” para o dia dos pais. Como parceria, o ator Thammy Miranda postou um vídeo em suas redes sociais brincando com seu filho de seis meses.

Apesar da repercussão negativa por parte de grupos preconceituosos, no dia 29 de junho, as ações da Natura subiram 6,73%. Encerrando o dia na liderança do IBOVESPA.
Nesse sentido, a empresa publicou também que “celebra todas as maneiras de ser homem, livre de estereótipos e preconceitos” logo; “acredita na diversidade como valor em suas crenças”.

Cacique

Cacique é uma marca de lingeries plus size, que tem como slogan “A vida seria entediante sem algumas curvas”, propôs uma campanha oposta às campanhas da famosa marca Victoria’s Secret. Na campanha “I’m no angel”, a marca reforça o valor de positividade acerca de diferentes tipos de corpos.

Como praticar a diversidade e a inclusão dentro da sua empresa?

Inclusão PCD

• Equipe diversificada

Para ter perspectivas diferentes e aprender com múltiplas opiniões, é necessário diversificar sua equipe. Através disso, pode-se descobrir preconceitos inconscientes e como desconstruí-los. Também é possível perceber como indivíduos de diferentes culturas, gêneros e padrões sociais transmitem seus valores. Assim, pode contribuir para novas estratégias e portanto um melhor posicionamentos de marca.
Ademais, é importante ressaltar que o conceito de diversidade deve ir além do senso comum. Ele engloba variação de raças, nacionalidades, idades, pesos, gêneros, deficiências e situações socioeconômicas.

• Consulte fatores externos

Procure novas perspectivas com seu público, clientes e colegas de mercado. Juntamente com esses dados, você pode investir em soluções inclusivas.

Busque pensar em como seria a experiência de uma pessoa portadora de deficiência visual dentro da sua empresa e como você pode melhorá-la, por exemplo.

• Reflita sobre a sua propaganda

É fundamental não abraçar estereótipos no seu cenário publicitário. Afinal de contas, seus clientes se sentiriam representados pelo perfil das pessoas que você exibe na sua propaganda empresarial?
Para isso, busque diversificação de seus recursos, por exemplo, existem diversos bancos de imagens voltados para representação de minorias, como o Tem que Ter, que foca em visibilidade à comunidade LGBTQIA+.

Como a Paulista Jr. se posiciona?

A Paulista Jr. reconhece que o primeiro passo para a inclusão é conhecer as dificuldades. É através do conhecimento e experiências do nosso time e de outras pessoas que buscamos promover a justiça, tornando as organizações plenas, livre de preconceitos e que reconhecem e valorizam as diferenças.

Compreendemos que valorizar as diferenças é a chave! Portanto; Inclusão e diversidade são as nossas capacidades de entender e reconhecer o próximo, dessa forma, podemos compartilhar ambientes com pessoas diferentes de nós.

Para isso, foi estruturado o Comitê Juntes dentro da Paulista Jr. com o objetivo de promover um ambiente saudável, inclusivo e livre de qualquer tipo de discriminação, através de reflexões, encontros e estratégias!

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