Conheça algumas tendências de consumo que indicam negócios promissores para 2020.
Dada a histórica recessão sofrida pelo Brasil nos últimos cinco anos, os micro e pequenos negócios sofreram grandes impactos negativos. Observada a limitação dos investimentos, tornar seus negócios promissores é um grande desafio àqueles que se propõem a investir em um pequeno empreendimento. Por outro lado, existem algumas tendências de consumo que podem indicar ótimas oportunidades de negócio.
O crescimento tímido da economia mostra que não há espaço para erros de planejamento para um investidor. Se você anseia por ter um negócio próprio e tem analisado possibilidades de investimento, certamente deve se atentar à lista que elaboramos de 5 negócios promissores para o ano de 2020:
5 Tendências de Consumo Para 2020:
1. Ramo alimentício vegetariano/vegano:
Segundo o Ibope, o Brasil, em 2019, tem 14% da sua população adepta de uma alimentação vegetariana, que exclui totalmente a carne de seu cardápio do dia-a-dia. Essa porcentagem soma cerca de 30 milhões de pessoas não-carnistas.
Conforme esperado, essa tendência de consumo foi incorporada às grandes corporações alimentícias, como Burguer King, McDonald’s e a Fazenda Futuro. Os criadores do famoso “Futuro Burguer” ficaram conhecidos pelo hambúrguer extremamente parecido com carne, embora produzido com base em vegetais.
Essa mudança na cultura alimentícia brasileira pode ser muito bem explorada a fim de renderizar um novo projeto de negócio!
2. Aplicativos Eletrônicos:
Como resultado da evolução tecnológica, os celulares e os aplicativos vem tomando grande espaço em nossas vidas. Quem nunca fez um pedido de comida pelo Ifood, uma viagem de carro pela Uber ou pagou uma conta pelo Internet Banking? Pois é, eles têm facilitado muitas atividades e se mostram como negócios altamente promissores para o futuro. Uma ideia inusitada poderia impactar altamente o mercado.
3. Cuidado com Animais:
Claramente esse não é um ramo novo no mercado. Os pets são fontes de negócios rentáveis há muito tempo. Contudo, devido a mudanças nos núcleos familiares, nos últimos anos tem se dado mais atenção ao ramo.
Dados do IBGE (2015) mostram que as famílias brasileiras têm mais pets do que crianças, sendo 55 milhões contra 45 milhões.
Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais (ABINPET), no ano de 2018 o mercado dos pets lucrou cerca de R$ 18,9 bilhões.
4. Brechós:
O consumo sustentável vem tomando grande proporção entre a juventude nos últimos 5 anos. Dada essa tendência há uma alta movimentação em plataformas online de troca ou venda de produtos usados. Podemos observar casos como o da OLX, o site Enjoei e vários outros.
Em tempos onde há o debate da economia compartilhada, apostar em empreendimentos como esse tem sua potencialidade.
5. Marketing de todo tipo:
Não basta ter uma ideia boa e uma execução excelente se o empreendedor não souber vender o seu produto.
O mundo digital vem mostrando a potencialidade de uma estratégia de marketing para alavancar negócios promissores. Seja por campanhas online, outdoors, folhetos, anúncios, etc. Conhecer seu cliente é essencial para que se elabore a estratégia ideal que vá atingi-lo.
É necessário que se tenha um Plano de Negócios:
Portanto, elaborar um Plano de Negócios, mesmo que se trabalhe com negócios promissores, é essencial para que se conheça a viabilidade do projeto empresarial. A definição de processos internos e externos à empresa e qual o impacto sobre suas finanças.
Esse tipo de planejamento funciona como instrumento estabilizante dos objetivos técnicos e operacionais da sua empresa. Todas as atividades e processos devem ter um norte e um objetivo de longo prazo.
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